Alma Livre
É o primeiro álbum de estúdio do Juan, onde o artista busca se sentir livre através da música e se conectar cada vez mais com sua essência. Com a característica de unir temas aparentemente opostos, Juan traz nesse novo trabalho as nuances que lhe definem, alternando entre letras com críticas contundentes e canções com o tipo de poesia que só pode surgir de um coração verdadeiramente apaixonado. O disco tem influências da música brasileira, da soul music, do reggae e também da música pop e rock, e é mais uma parceria com Vini Nallon, guitarrista, compositor e produtor musical que vem trabalhando com Juan desde o EP MetAMORfose, lançado em 2019.
A faixa de mesmo nome, “Alma Livre”, é a primeira música de trabalho, que traz a mensagem de uma busca por liberdade, de maneira crítica e coletiva. Reconhece que ser livre é algo relativo e procura conectar-se com a própria consciência para alcançar um ideal.
No dia primeiro de Setembro, uma semana após o lançamento do disco, um videoclipe estará disponível no canal do YouTube do cantor. A produção audiovisual foi gravada em São Paulo, utilizando como cenário alguns cartões-postais do centro paulistano, como o bairro da Liberdade e o Teatro Municipal - locais que escancaram as contradições e apagamentos que podem ser observados em todas as grandes cidades do Brasil. O clipe foi produzido pelo The Dudes Club (@thedudesclub.studio) e tem na direção Marcella Muller e André Figueirêdo.
O álbum completo foi lançado em 25 de Agosto de 2023, todas as 14 faixas já estão disponíveis no canal do YouTube e em todas as plataformas digitais.
O gostinho de álbum novo tá no ar...
Oitava Maravilha
A 14ª faixa de Alma Livre, que teria treze canções, nasceu com fluidez em uma troca de mensagens entre Juan e Maicon, durante as gravações do álbum no estúdio do Vini. A parceria com a banda Candiera também teve início ali, ainda em 2018.
Oitava Maravilha é fruto dessa relação com Maicon Morais, Gabriel Penteado e Fernando Penteado, inicialmente, que depois se expandiu à banda inteira. A Candiera ilumina o trabalho de Juan nessa faixa, onde juntos compartilham com o público as boas energias que os movem a fazer música. O dom de compor e a missão de inventar o próprio caminho é o que dá sentido à vida dos artistas. A letra expressa gratidão por poder fluir junto com a música, mesmo no momento difícil que a arte enfrentava em 2020, quando surgiu a composição.
A composição é de Juan, Maicon Morais, vocalista da banda Candiera, juntamente com Vini Nallon. Foi a primeira música do álbum a ser lançada, mas curiosamente foi a última a surgir. A música nasceu na varanda do estúdio do Vini, durante as gravações em 2020. O clipe se aproxima da marca de 120 mil visualizações no YouTube e já ultrapassa as 30 mil no Spotify.
A VIDA NÃO É SOBRE O DESTINO, É SOBRE A
jornada
Em Jornada, Juan lida com a própria ansiedade e traz uma mensagem sobre a importância de aproveitar os processos e apreciar a beleza dos caminhos que seguimos. O amor próprio e a aceitação são os sentimentos que inspiraram a canção, que foi composta em Fevereiro de 2020, menos de um mês antes da chegada do vírus que mudou o mundo.
O clipe foi gravado em Guaramiranga e exalta as múltiplas belezas da serra Cearense, fazendo um paralelo entre a natureza e os momentos aparentemente opostos que contrastam a vida de todo ser humano.
Jesus
O que Jesus faria se estivesse vivo agora?
Com essa provocação surgiu a ideia de “Jesus”, uma das músicas do álbum Alma Livre. Juan resgata a ideia original do cristianismo, o amor ao próximo, enquanto questiona os valores de alguns de seus seguidores atuais. Usando de uma crítica sobre como a humanidade tem distorcido os ensinamentos de Jesus, o single 'Jesus' chega como uma tentativa de nos conectar com a concepção mais pura de amor que possa existir.
O visualizer é uma parte do trabalho audiovisual que foi lançado antes do álbum Alma Livre e está disponível no YouTube.